Um livro polêmico.
– É uma obra surpreendente e polêmica, que desnuda as figuras de Berta e Meyer mostrando, na intimidade, os grandes mitos que fizeram a história da VARIG e da aviação comercial brasileira.
– O livro traz depoimentos, entrevistas e documentos fornecidos pelos fundadores da VARIG ao jornalista Mario de Albuquerque, que trabalhou na empresa de 1954 até 1992, no Setor de Propaganda e Imprensa, convivendo com essas personalidades.
– Editando diversas revistas internas, Albuquerque obteve depoimentos de Berta e Meyer, material importante para a criação do Museu da VARIG – que o jornalista fundou e organizou em 1972.
– Durante as pesquisas para a edição deste livro, o jornalista mergulhou nos arquivos até então secretos e inéditos, de Otto Meyer, guardados a sete chaves pela sua família e liberados especialmente para a conclusão desta obra.
– Várias reportagens e entrevistas, dezenas de documentos e material promocional dão autenticidade ao trabalho. Seguramente, o mais completo até hoje publicado sobre a aviação brasileira envolvendo seus criadores.
– Enfatizando a vida de Berta, o autor revela episódios inusitados, penetrando nos bastidores dos acontecimentos sem medo de causar polêmica.